Mulheres gordoréxicas
Segundo a nutricionista Natália Bisconti, nem todas as pessoas conseguem distinguir uma gordurinha a mais de obesidade. Ela explica: "Uma pessoa gordinha, ou com sobrepeso, é aquela que apresenta o IMC entre 25,0 e 29,99. Já a obesidade é divida em três diferentes graus: Grau I, com IMC entre 30,0 e 34,99, Grau II, com IMC entre 35,0 e 39,99 e Grau III, a chamada obesidade mórbida, com IMC a partir de 40,0". Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo entre a relação peso/altura (peso/ altura x altura).
A nutricionista revela que assim como há transtornos alimentares em que a pessoa se vê gorda demasiadamente, há outros nos quais ela não se dá conta do excesso de gordura corporal. "Nem sempre as pessoas se dão conta de seu peso real.
O grande problema do sobrepeso é o conjunto de complicações que ele pode trazer para a saúde. "Sabemos que a obesidade é uma doença que pode desencadear diversas alterações em nosso organismo como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, aumento dos níveis de colesterol no sangue, entre outras", afirma a nutricionista.
Somente o IMC não é suficiente para se ter completa noção da sua condição física. A composição corporal (% de músculo, gordura e água) e nem em qual local o excesso de gordura está concentrado". E completa: "Já está estabelecido que o aumento da reserva de tecido gorduroso, principalmente em região abdominal, é o mais prejudicial à saúde". Por esse motivo é bom consultar um especialista.
O primeiro pensamento de quem deseja perder peso, ou não engordar mais, é: "preciso comer menos", esse é um grande equívoco. "Erros como períodos longos sem se alimentar, falta de rotina na alimentação e sedentarismo também colaboram para o ganho de peso. Dietas muito restritivas não favorecem a perda de peso a longo prazo, e com o passar do tempo o organismo se adapta a gastar pouca energia, tornando o metabolismo mais lento e a perda de peso cada vez mais difícil"
2 comentários:
Rute, sei o que é isso, passei por isso.
Eu tenho esse Problema me achava magra ate ver no blog tantas gordinhas com meu peso, dai caiu a ficha.
Adorei o comentário nem sabia que poderia estar com este problema.
Postar um comentário