EMAGRECER É ATITUDE!

Criamos este Blog para você que já está cansada (o) de fazer regimes para EMAGRECER e procura algo diferente. Compartilhe esse espaço conosco, siga-nos, comente e decida pelo EMAGRECIMENTO COM ATITUDE.

domingo, 11 de outubro de 2009

Exercícios físicos podem prevenir a osteoporose?
Sim. Estudos observam que indivíduos fisicamente ativos têm maior massa óssea em relação aos sedentários, e que os exercícios podem prevenir a perda de massa óssea mesmo nas mulheres com osteoporose.
A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com subsequente aumento na fragilidade esquelética e maior suscetibilidade a fraturas. São três os fatores que afetam a massa óssea: estrógeno, dieta e atividade física. A osteoporose tem sido reconhecida como o principal problema de saúde das mulheres no período pós-menopausa, o que a torna a doença crônica mais prevalente neste grupo etário.
A contração muscular e a ação da gravidade são as duas primeiras forças aplicadas no osso, ou seja, o exercício transmite carga ao esqueleto mediante o impacto direto. O efeito do exercício sobre o tecido ósseo é dependente da intensidade, tipo, frequência e duração da atividade física.
As atividades físicas, principalmente exercícios com ação da gravidade (como caminhar ou correr), podem melhorar o pico de massa óssea e, assim, reduzir a incidência de osteoporose. Além disso, um programa de exercícios físicos regulares aumenta a força muscular e o equilíbrio, além de melhorar a marcha, a coordenação e a mobilidade, reduzindo a probabilidade de quedas e fraturas ósseas.

3 comentários:

Luna: Cores da Vida! Recomeço disse...

é verdade, hj comecei a me exercitar sabe, sinto meus ossos super doloridos, principalmente na mudança de tempo, entrei na menopausa precoce há quase 15 anos, devido uma cirurgia errada,e atividades físicas ajuda e muito. Beijos

Sou Vaidosa Sim !!! disse...

Nossa, aqui em casa o lance com ossos é um problema, minha mãe toma remedio a mais de 6 anos por causa de artrite reumatoide.
Odeio leite e todos seus derivados, mas com a RA estou me habituando a usa-los, e quanto a exercicios fisicos pretendo inicia-los em breve, de maneira gradativa pois estou muito acima do peso e sinto fortes dores no joelho e tornozelos.
Beijos, amei as dicas.

Clauemagrecendo disse...

Pura verdade, desde que comecei a me exercitar, não sinto mais dores na coluna...
Beijinhos amiga