EMAGRECER É ATITUDE!

Criamos este Blog para você que já está cansada (o) de fazer regimes para EMAGRECER e procura algo diferente. Compartilhe esse espaço conosco, siga-nos, comente e decida pelo EMAGRECIMENTO COM ATITUDE.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Emagrecedores naturais..... (retirado do site Terra)



Vida e Saúde
Quarta, 11 de fevereiro de 2009, 11h36
Emagrecedores 'naturais' contêm drogas nocivas

Natasha Singer

The New York Times
O FDA já citou 69 suplementos emagrecedores contaminados Últimas de Vida e Saúde » Emagrecedores 'naturais' contêm drogas nocivas
A Administração de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês),
agência reguladora do governo americano, agora diz que essas cápsulas de emagrecimento, chamadas StarCaps e promovidas como suplementos alimentares naturais de mamão,
podem ser nocivas à saúde.

Em violação à lei, descobriu a agência, as cápsulas também continham uma potente droga farmacêutica chamada bumetanida, que pode causar sérios efeitos colaterais.

Mas as StarCaps não são as únicas no banco dos réus. Em uma investigação em andamento que já provocou alertas ao consumidor e recolhimento de produtos por distribuidores, a FDA determinou que dezenas de suplementos de emagrecimento, a maioria importada da China, continham escondidas drogas potencialmente nocivas.
Nas próximas semanas, a agência planeja divulgar uma longa lista de produtos que devem ser evitados por estarem reforçados com drogas, segundo uma porta-voz da FDA.

Além das StarCaps, produzidas no Peru e voluntariamente retiradas do mercado pela distribuidora americana Balanced Health Products, a lista de alerta da agência inclui pílulas mais obscuras, vendidas sob nomes como Sliminate, Superslim e Slim Up, entre outras. Até agora, a FDA já citou 69 suplementos emagrecedores contaminados.

"Uma grande porcentagem desses produtos contém perigosos ingredientes não-declarados ou pode ser totalmente fraudulenta a respeito de seus ingredientes e não produzir qualquer efeito", disse Michael Levy, o diretor da divisão da FDA de Conformidade de Rotulagem e Novas Drogas. "Não achamos que os consumidores deveriam usar esses produtos."

Se um suplemento emagrecedor contém um ativo farmacêutico não-declarado, a FDA o considera ilegal, um produto não aprovado. Médicos disseram que drogas não-declaradas podem causar muitos problemas, como pressão alta ou convulsões, reagir toxicamente com outros medicamentos e dificultar o diagnóstico de um paciente.

Enquanto as investigações prosseguem, muitas perguntas permanecem sem resposta - quem colocou as drogas nas pílulas e quem sabia sobre o esquema. Mas alguns médicos e especialistas afirmam que o inquérito da FDA levanta questões mais amplas: se a regulação sobre os suplementos de dieta leva os consumidores a terem que jogar roleta-russa com sua saúde.

Promulgada em 1994, a principal lei sobre suplementos dietéticos dá à FDA jurisdição apenas após os produtos estarem no mercado. Ao invés de avaliá-los e aprová-los ou não para a venda, como a agência faz com medicamentos, a FDA está limitada a realizar inspeções pontuais a fabricantes e distribuidores e a testar os produtos que já estão nas prateleiras.

A FDA reconhece que talvez haja centenas de outros suplementos contaminados com drogas à venda, os quais a agência não possui os recursos para identificar.

Mas mesmo quando a agência identifica produtos contaminados, ela não tem o poder de retirá-los das lojas, porque tal iniciativa cabe às companhias. No entanto, se o produto contaminado continuar no mercado, a FDA pode usar mandados judiciais, confisco de produtos ou entrar com um processo criminal.

Até segunda-feira, distribuidores americanos por trás de apenas três das marcas nomeadas pela FDA, inclusive StarCaps, haviam recolhido suas pílulas contaminadas. Enquanto isso, websites como 911healthshop.com e fastdietusa.com continuam a vender uma série de outras marcas, incluindo 3X Slimming Power e Imelda Perfect Slim.

Nenhum comentário: